sociedade   

Pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus chegam a João Pessoa

janeiro 2021

Os 15 pacientes de Manaus, Amazonas, transferidos para continuidade do tratamento no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) já estão em João Pessoa. Eles chegaram à capital paraibana por volta das 23h desse domingo (17), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Do Aeroporto Castro Pinto, eles seguiram para o HULW em ambulâncias disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). As bagagens dos pacientes passaram por higienização.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley divulgou que os pacientes recebidos pela unidade têm, em média, 50 anos de idade. São 12 homens e três mulheres, todos em condição clínica estável. Os pacientes foram submetidos à coleta swab, para RT-PCR, e também a exames de sangue, a fim de identificar o estado geral de saúde.

Os pacientes transferidos de Manaus-AM vão ficar na enfermaria do HULW e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta. Eles também receberão apoio psicológico.

Além da Paraíba, devem receber pacientes de Manaus unidades de saúde situadas em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Maranhão, Goiás e Brasília. O apoio foi anunciado na semana passada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais universitários do país.

Manaus vive o segundo colapso na rede de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus. Unidades de saúde do estado do Norte do país estão sem cilindros de oxigênio, o que inviabiliza o tratamento de pessoas em quadro grave de Covid-19.

Com Portal Correio



WM TV