gospel   

Urgente: Cantor gospel Sérgio Lopes sofre AVC isquêmico

junho 2022

O cantor gospel Sergio Lopes, sofreu um AVC Isquêmico na última segunda-feira (27), em sua casa. O músico está com distúrbio na fala e perdeu os movimentos do braço direito e da perna direita.

Nesta quarta-feira (29), ele foi encaminhado para o Hospital Instituto do Cérebro Dr. Paulo Niemayer, na capital Rio de Janeiro.

A informação foi divulgada no perfil oficial do cantor no Instagram pela sua esposa Marceli Lopes. Milhares de seguidores e amigos deixaram mensagem no post e se mostraram bastante preocupados com a saúde de Sergio Lopes.

Por conta do incidente, todas as suas agendas foram canceladas. De acordo com a última nota divulgada por sua assessoria, o estado de saúde do cantor gospel é estável, mas requer cuidados. Ainda não há previsão de alta.

O que é o AVC isquêmico?

Corresponde 80% do total de casos de AVC registrados. Sua origem ocorre no entupimento ou obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, que interrompe a chegada de sangue e oxigênio para os neurônios, que passam a morrer de maneira rápida e progressiva.

O AVC Isquêmico é classificado em quatro tipos, de acordo com as causas que levaram a este entupimento:

  • AVC Isquêmico Aterotrombótico: causado pela formação de coágulos em placas de ateroma (placas de gordura e colesterol) que deixam as artérias mais estreitas.

  • AVC Isquêmico Cardioembólico: causado por um coágulo foi formado no coração.

  • AVC Isquêmico por dissecção artéria: ocorre em qualquer idade, mas é a principal causa de AVC em pacientes jovens. Este tipo de AVC é causado por um descolamento das camadas da parede de uma artéria do pescoço ou cerebral devido a atividades físicas, traumatismos ou mesmo espontaneamente.

  • AVC Isquêmico de outras Etiologias: está relacionado a outras doenças circulatórias e que interferem na coagulação do sangue. Geralmente afeta pessoas mais jovens.

  • AVC Isquêmico Criptogênico: mesmo após um trabalho sério de investigação da equipe médica, este tipo de AVC não tem sua causa identificada claramente.

  • VEJA


WM TV